Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2007

Nova versão e estabilidade

O serviço do Sapo Messenger tem tido problemas de estabilidade, com falhas relativamente frequentes. A razão desta instabilidade não irá ser discutida aqui, mas a solução envolve algumas alterações estruturais ao nosso serviço.

Infelizmente estas alterações são incompatíveis com as versões anteriores do Sapo Messenger , este já vai na sua quarta versão e tem retido muita funcionalidade que neste momento é considerada ultrapassada, tecnologicamente falando.

Como tal, a quarta e mais importante funcionalidade da nova versão é... que esta versão funciona quando alterarmos a nossa infra-estrutura .  Nenhuma outra versão do Sapo anterior irá funcionar quando fizermos os upgrades internos.

Obviamente vamos dar umas semanas aos utilizadores para fazerem upgrade . Pedimos desculpa pela instabilidade durante estas semanas, mas vale mesmo a pena fazer o upgrade . Temos feito muitos testes de carga absurdamente abusadores na nova infra-estrutura e esta tem-se demonstrado muito mais eficiente do que a anterior, além de que não "crasha" quando atinge os seus limites (vastamente superiores), simplesmente fica um pouco mais lenta.

Irá haver em breve uma página oficial com todos os dados sobre as alterações, incluindo configurações novas para os outros clientes que usam o nosso serviço, tais como o Psi, Miranda, eXodus, etc...
Sinto-me:
Música: Shake your blood - Probot
Publicado por Shrike às 18:34
Permalink | Comentar | Adicionar aos preferidos
|
41 comentários:
De sonia morais ( fiona) a 16 de Fevereiro de 2007 às 18:39
tou muito triste muito mesmo podiam por para adiçionar amigos..


De paulo106 a 28 de Janeiro de 2007 às 22:55
Não percebo porque vocês não metem coisas importantes para fazer face a concurrencia do MSn?
Por exemplo, porque não é possivel pessoas do msn verem a foto que escolhemos como podemos ver a deles.
Compartilhar ficheiros directamente para msn?
Associar contactos no outlook para enviar mail directo?
Ferramentas de copy-paste...etc..
Era muito mais interessante do que saber o que estou a ouvir como musica!


De Anónimo a 28 de Janeiro de 2007 às 22:57
EH, APOIADO! PALMAS!

[CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP]


De Shrike a 29 de Janeiro de 2007 às 17:01
- "Não percebo porque vocês não metem coisas importantes para fazer face a concurrencia do MSn?"
Principalmente porque a equipe da MSN tem múltiplas vezes o número de programadores.

No entanto:

- "Por exemplo, porque não é possivel pessoas do msn verem a foto que escolhemos como podemos ver a deles."
Porque precisávamos de mudar o servidor. O corrente tem uma série de problemas, um dos quais é que não suporta vcard-temp.

- "Compartilhar ficheiros directamente para msn? "
Porque precisávamos de mudar o servidor. A proxy de bitstreams do servidor corrente é inútil.

- "Associar contactos no outlook para enviar mail directo?"
E que tal associar contactos com o nosso webmail?

- " Ferramentas de copy-paste...etc.."
O copy paste funciona...

- "Era muito mais interessante do que saber o que estou a ouvir como musica! "
Somos uma equipe pequena, este detalhe foi simples e fácil.


De paulo106 a 29 de Janeiro de 2007 às 19:17
Obrigado por terem respondido tão rapido. Gostei! Tou a vewr que não tou a "falar para a uma parede".
Com respeito ao copy-paste, as minhas desculpas, não tinha testado recentemente e notado que ja funcionava.
Os outros pontos que falei, mantenho. Pelo que diz alguns vão ficar resolvido com o upgrade. Vamos aguardar.
Percebo que devem ser poucos e não conseguem tudo, mas se puderem melhorar esses pontos essenciais, ja incentivava mais ao uso.

A resposta ao problema de outlook que diz não tem muito sentido. Que saiba, o Sapo não tem equivalente do Outlook. Não estou a falar de gerir os mails por webmail, mas do facto de selecionar um contacto no outlook e fazer uma chamada, enviar uma mensagem ou enviar logo um mail pelo sapo messenger.

Um ponto que esqueci-me de referenciar é que o Sapo congela a imagem da minha placa TV Pinnacle PCTV. Isso não acontece nem com o Skype nem MSN nem Voipbuster. Tenho que desligar o sapo para poder ter a tv a funcionar no Pc.

Mais uma vez obrigado pela atenção.


De Shrike a 30 de Janeiro de 2007 às 11:44
Pinnacle tv - Verifica se tens a webcam configurada em :
Opções->Áudio e Vídeo ->Vídeo.
Se não estiver, o Messenger escolhe o primeiro dispositivo de vídeo da lista fornecida pelo windows ( normalmente em ordem de adição ao sistema embora dispositivos USB complicam isso por serem hot-plugable). Se o primeiro for a pinacle, fica reservado pelo sapo...

Outlook - Porquê outlook? Porque não Thunderbird, por exemplo? Ou já agora Outlook express? E qual versão? Qual service pack? Etc...

O desenvolvimento e regras de integração do Sapo Webmail controlamos nós!

Quanto muito podíamos fazer qualquer coisa na lógica do "mailto:este@aquele.com" que se usa em páginas web... E responderia a aplicação de mail default do sistema...


De paulo106 a 30 de Janeiro de 2007 às 19:18
Pinnacle PT Tv não é uma webcam. É uma placa de tv PCI interna. Ja verifquei varias vezes a config e não aparece nada nas configs do Sapo Messenger. As que estão configuradas são a webcam que tenho Logitech e a placa som realtek.
Com respeito ao Outlook, tem razão mas a sua ideia era muito prática. Era o que estava a pensar.
Obrigado.




De Shrike a 30 de Janeiro de 2007 às 19:24
"Pinnacle PT Tv não é uma webcam"

Yup, mas é um dispositivo de vídeo. Isso aconteceu aqui, num teste, com uma placa de captura de vídeo ...


De Anónimo a 30 de Janeiro de 2007 às 21:36
EH, APOIADO! PALMAS AO FUTURO SERVIDOR!

[CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP]


De Jaime Pereira a 26 de Janeiro de 2007 às 19:13
Exmos. Senhores
Eu gosto do NetCabo Messenger, mas vai muito abaixo e as chamadas fazem, muito eco, e a pessoa que está a atender houve bem a minha voz mas também ouve a sua, porque faz eco.
Acho que é importante resolverem este caso.

jpereira1@sapo.pt


De Jaime Pereira a 27 de Janeiro de 2007 às 13:21
Estou a continuar, a reclamação, porque tenho outro E-mail que é jpereira1@sapo.pt, eu tenho o NetCabo Messenger, e como o descrevi, vai muito abaixo, quando ligo oiço, mas do outro lado não me ouvem, ou faz muito eco, como também não tenho acesso a videos ou seja a imagem.

Jaime Jorge Pereira

jaime.pereira@netcabo.pt
jpereira1@sapo.pt


De Sonic a 25 de Janeiro de 2007 às 20:58
""Obviamente vamos dar umas semanas aos utilizadores para fazerem upgrade . Pedimos desculpa pela instabilidade durante estas semanas, mas vale mesmo a pena fazer o upgrade .""

Várias semanas isso ker dizer quando tiverem um grande número de programas actualizados ?
Acho que vamos ter que esperar muito, visto não serem assim tantos os users a usar as salas,por mim estas salas estão bem assim, só pecam pelas oficiais não tarem fixas


De Black Angel a 25 de Janeiro de 2007 às 03:39
a nova versao ate deveria tar fixe, se eu conseguisse entrar. na versao anterior ainda podia desmarcar a opção de ligaçao por http .. agora nesta como nao posso desmarcar tal coisa nao consigo entrar de maneira nenhuma . não devia ter actualizado

agora ja não sei o k faça para poder entrar.

msm assim vcs fazem um grande trabalho e até agora ta td optimo á expepcão do meu pekenino problema), dezejo-vos a continuaçao dum optimo trabalho!!


De IFelizard a 24 de Janeiro de 2007 às 20:37
A nova versão do Sapo mensseger é muito fixe, melhor não podia haver sinceramente... Mas digo-vos ainda espero mais mudanças para melhor tal como para pior... E acho que podiam ter mais sms grátis para as pessoas!


De Júlio Ferreira a 22 de Janeiro de 2007 às 23:00
eu penso que está relativamente bom mas acho q deveriam dar + sms aos novos users ou aos ja existentes.Seria uma optima ideia para atrair mais users. De resto esta muito bom! faz uma boa concorrencia ao msn!!!


De nuno a 22 de Janeiro de 2007 às 20:35
Bem estava mais contente com a outra versão. Sempre que ligo o programa não tenho os contactos que adicionei, nem o registo do msm


De rafael a 22 de Janeiro de 2007 às 20:23
acho k todas as versoes nunca funcionaram bem...
muitas das vezes k kero enviar uma msg n funciona.. tb as vezes kero ligar o sapo msg e n da..
acho k poderiao melhorar o sapo msg..


De Anónimo a 22 de Janeiro de 2007 às 12:02
Acho que a nova versão só tem mesmo como vantagens as novas funcionalidades, porque continua constantemente a acontecer-me os SMSs não serem carregados e considero ainda que as novas funcionalidades introduzidas não são tão importantes como, por exemplo, a possibilidade de enviar uma mensagem para um grupo de contactos SMS em simultâneo; correr o SAPO Messenger através de um web browser como o Firefox; ter os contactos de SMS apenas na aba dos contactos de SMS e não também na aba dos contactos de e-mail nem na aba do VOIP, já que o SAPO Messenger não permite chamadas VOIP para telemóveis; ou ainda a possibilidade de o campo "grupos" indicado nos contactos de SMS ter alguma utilidade, só para dar alguns exemplos.

Dada a existência de tantas sugestões sobre o SAPO Messenger, eu tinha sugerido ao Suporte SAPO a introdução de um site dentro do site do SAPO Messenger onde constaria uma lista das sugestões enviadas com o respectivo estado que poderia ser:: "em espera para ser analisada", "em análise", "rejeitada - razões A, B, C", "aceite - em desenvolvimento", "pronta a ser lançada no dia X". Assim, penso que os utilizadores do SAPO estariam mais interessados no desenvolvimento do SAPO Messenger e teriam mais interesse em contribuir para o mesmo, mas, até agora, a minha sugestão não foi aceite e, como não foi aceite, não sei em que estado está dos anteriores indicados. :p


De Shrike a 22 de Janeiro de 2007 às 23:25
Respondendo aos v á rios pontos:

- "a acontecer-me os SMSs não serem carregados". Eles estão l á se enviar um sms , os totais devem ficar correctamente actualizados.
- Envio de múltiplos SMS's : V á rias vezes proposto, v á rias vezes rejeitado por múltiplas razões que vão desde aos problemas de spam de sms 's até á questão do que fazer se a lista de contactos é superior ao número de sms 's gr á tis.
- Correr dentro de um browser : Certamente quer dizer o messenger em html . Isso nada tem a haver com versões do cliente Windows , é um desenvolvimento à parte e... tenham um pouco de paciência :)
- (V á rios pontos sobre usabilidade de SMS's ): Nós conhecemos bem as inconsistências do GUI do M4.x . Mais não posso dizer...


De Anónimo a 23 de Janeiro de 2007 às 18:31
"a acontecer-me os SMSs não serem carregados". Eles estão l á se enviar um sms , os totais devem ficar correctamente actualizados.

Como já me aconteceu inúmeras vezes noutras versões do SAPO Messenger, esta versão continua a ter problemas no carregamento de SMSs, ou seja, aparecem 0 SMSs grátis e, portanto, podem ser enviados 0 SMSs.

"Envio de múltiplos SMS's : V á rias vezes proposto, v á rias vezes rejeitado por múltiplas razões que vão desde aos problemas de spam de sms 's até á questão do que fazer se a lista de contactos é superior ao número de sms 's gr á tis."

É lógico que, se o nº de contactos é superior aos SMSs disponíveis, há uma opção simples entre três hipóteses: envio dos SMSs não ser efectuado; ser efectuado aos contactos possíveis, tendo em conta o nº de SMSs disponíveis ou a possibilidade de configuração entre as duas anteriores hipóteses.
Quanto ao spam, não me parece que esse seja um problema pertinente. Se alguém deseja enviar spam por SMS, cria, por exemplo 2 centenas de e-mails SAPO e, com cada um, fica com 20 SMSs grátis o que dá 4000 SMSs grátis por dia e, mesmo com a possibilidade de enviar 20 de uma só vez, o trabalho que dá fazer o spam usando 200 e-mails SAPO só poderá ser reduzido se se usar um script que trate disso, ou seja, das duas maneiras o uso de um script externo pode fazer spam INDEPENDENTEMENTE da existência de uma funcionalidade de envio a múltiplas pessoas da mesma mensagem.

Aproveito para perguntar quais são as outras razões pelas quais o envio de SMSs a múltiplas pessoas em simultâneo foi rejeitado.

"Correr dentro de um browser : Certamente quer dizer o messenger em html . Isso nada tem a haver com versões do cliente Windows , é um desenvolvimento à parte e... tenham um pouco de paciência :)"

Com certeza que tenho paciência, mas é precisamente o SAPO Messenger que estamos a discutir e não o cliente Windows.

Gostaria ainda de dizer que fiquei surpreendido por saber que várias vezes recusaram a funcionalidade de envio de uma mensagem SMS a várias pessoas em simultâneo, porque nunca mo disseram em resposta às minhas sugestões nesse sentido. Reporto-me ao 2º parágrafo que escrevi anteriormente para dizer que se a sugestão indicada nesse parágrafo fosse seguida, eu não teria tido esta surpresa desagradável e todos os utilizadores do SAPO Messenger seriam mais motivados a contribuirem para o desenvolvimento do SAPO Messenger através de sugestões.


De Anónimo a 23 de Janeiro de 2007 às 18:52
A propósito, pergunto se a funcionalidade das "bocas" poderem ser visualizadas com um tamanho francamente superior pouco menor do que o monitor, dado as animações flash não perderem qualidade ao serem ampliadas (as que são em formato vectorial), à semelhança do que acontece com o Windows Live Messenger foi rejeitada ou não e, no caso de ter sido, quais as razões para isso.

Os melhores cumprimentos.


De so_para_poder_comentar_como_nao_anonimo a 16 de Fevereiro de 2007 às 11:45
Esta sugestão já obteve resposta noutro comentário.


De so_para_poder_comentar_como_nao_anonimo a 16 de Fevereiro de 2007 às 11:44
Só que, ironicamente, parece que praticamente só os spammers é que sabem criar um script como o que eu referi. A solução para se evitar o spam de SMSs poderia passar pelo uso de um código como o que é necessário introduzir para se fazer um comentário neste blog.


Comentar entrada

Pesquisar neste blog

 

Precisa de ajuda?

Tem sugestões ou comentários a fazer?

A nossa equipa de Apoio ao Cliente está disponível para falar consigo, via chat e de forma anónima em SOS SAPO

Agradecemos a participação de todos, todas as sugestões e comentários irão ser considerados.

Últimas entradas

Inquérito de Satisfação

Nova versão pública

Intervenção no Portal SAP...

SAPO Messenger Beta Versã...

SAPO Messenger Beta Versã...

Vencedores do passatempo ...

Passatempo Rufus Wainwrig...

Nova versão pública do SA...

Concerto de Mika adiado

Vencedores do passatempo ...

Arquivo

Abril 2011

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Setembro 2006

Tags

todas as tags

Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


SAPO Tags
blogs SAPO

subscrever feeds